vai viajar para o México ?

Antes de fazer as malas e se preocupar com os roteiros de viagem, é essencial consultar um médico.
Apenas um profissional qualificado te passará os devidos cuidados de prevenção de doenças e lesões, além de te dar as orientações, fazer os exames e solicitar as vacinas necessárias. Por isso, se for viajar, procure um profissional da saúde e torne sua viagem mais agradável e tranquila.

precauções antes de viajar

Vamos te ajudar com dicas e orientações para que a sua viagem para o México seja tranquila e inesquecível. Abaixo temos algumas informações mas ressaltamos que é imprescindível a consulta ao Portal Consular para saber o que podem ou não ser feito por você.

Informações Básicas
  • Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
  • Recomendações de viagem: Viajar com alto grau de cautela.
  • Endemias em geral: Atualmente, o México encontra-se livre de endemias, epidemias e de outros tipos de emergência sanitária.
Recomendações de viagem

Cidadãos brasileiros devem viajar ao México com alto grau de cautela. Para maiores informações, recomenda-se a cuidadosa leitura dos tópicos desta página.

Cidadãos brasileiros devem ter sempre as informações de contato do Consulado-Geral do Brasil na cidade do México, que, se necessário, poderá prestar assistência consular a nacionais no México.

A depender da natureza de sua solicitação, a melhor opção poderá ser entrar em contato com sua família, amigos, companhia aérea, agente de viagem, operador de turismo, empregador ou seguro de viagem em primeiro lugar. Os Postos com serviço consular estão a disposição para auxiliar em casos de maior complexidade. Acesse o Portal Consular para saber o que uma Repartição Consular pode ou não pode fazer por você.

Seguro-saúde

Recomenda-se vivamente que viajantes brasileiros sempre contratem seguro internacional de saúde adequado, mesmo que tal documento não seja exigido pelas autoridades migratórias locais.

Entrada de menores

As autoridades mexicanas adotaram, a partir do dia 24 de janeiro de 2014, novas regras para a saída de menores de idade do território mexicano. Conforme as novas regras, menores de idade estrangeiros que tenham residência permanente, residência temporária ou residência temporária de estudante deverão apresentar autorização de saída assinada pelos pais para que possam sair do México, viajando sozinhos ou acompanhados de uma terceira pessoa. A autorização não é necessária quando o menor viaja acompanhado de um dos genitores ou representante legal. Ficará excetuado, além disso, todo aquele menor que se encontre em território mexicano sob a condição de estadia de Visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas, entre os quais se encontram os turistas. A autorização mexicana não elimina a necessidade de cumprir os trâmites relacionados com a entrada e saída de menores brasileiros do território nacional, exigidos pela Polícia Federal do Brasil

Entrada de animais domésticos

As exigência para entrada de animais de estimação no México podem ser consultadas na página:
http://www.senasica.gob.mx/?id=623 .

Orientações sobre a Rede de Saúde

Cidadãos estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita em grande número de países. Recomenda-se vivamente que viajantes brasileiros sempre contratem seguro internacional de saúde adequado, mesmo que tal documento não seja exigido pelas autoridades migratórias locais. O Ministério das Relações Exteriores não poderá se responsabilizar por despesas médicas de brasileiros no exterior.

Antes de viajar, nacionais brasileiros devem certificar-se de sua saúde física, tomando as vacinas indicadas para o destino escolhido. Vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tuberculose são recomendadas para todo tipo de viagem. Em caso de dúvidas, o Ministério da Saúde poderá ser consultado.

Para obter informações sobre surtos de doenças infecciosas no exterior, é importante consultar o site da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contém dados detalhados sobre a situação específica de saúde de cada país.

Ao retornar de países com ocorrência de endemias, quaisquer sintomas devem ser imediatamente comunicados às autoridades de saúde brasileiras.

Rede de saúde

O Sistema de Saúde privado do México conta com excelentes hospitais e clínicas, alguns dos quais estão discriminados na seção Contatos Importantes. Cabe assinalar que o Governo brasileiro não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros cometidos pelos referidos centros médicos, tampouco pode custear o pagamento dos tratamentos realizados.

Malária

Embora a malária esteja presente no México, o risco de contrair a doença no país é consideravelmente inferior àquele de algumas regiões brasileiras. De acordo com dados da OMS, a maior parte do país está livre da malária e, mesmo nas regiões afetadas, o risco é baixo. Recorda-se, no entanto, as medidas de proteção básicas contra a doença, como a preferência por locais climatizados, protegidos com telas apropriadas; isolamento de compartimentos para evitar a circulação de mosquitos no interior das instalações; uso de repelentes específicos para a pele e o vestuário nos horários de maior risco, entre o pôr do sol e o amanhecer. A decisão de tratamento preventivo com medicamentos disponíveis pode ser tomada com a assistência de médicos locais, em função do quadro clínico e preferências e indicações de cada indivíduo. É indispensável o recurso a médico no Brasil e no país de origem.

Condições ambientais

O México é país onde se registram elevados níveis de emissão de dióxido de carbono. Os índices de contaminação atmosférica na capital mexicana, apesar de recentes esforços para combater a poluição, situam-se ainda em níveis elevados. Durante períodos de excessiva poluição, é recomendável que crianças, pessoas sensíveis e/ou com problemas respiratórios adotem precauções para reduzir a exposição a poluentes. Para cidadãos brasileiros com plano de residir no país, pode ser recomendável manter um purificador de ar nos principais cômodos da casa.

Água

Em muitas áreas do México, a água disponível em torneiras não é potável. Recomenda-se que cidadãos brasileiros bebam apenas água mineral em garrafa, evitando compra-las de vendedores ambulantes.

Altitude

Pessoas cardiopatas e com problemas respiratórios devem levar em consideração o fato de que a cidade do México situa-se a pouco mais de 2.200 metros acima do nível do mar e a capital do Estado do México, Toluca, encontra-se a 2700 metros de altitude. Cidadãos brasileiros que pretendem viajar à região devem ater-se aos cuidados mínimos durante as primeiras semanas de aclimatação, tais como evitar esforço físico e fadiga, ingerir quantidades adequadas de líquidos e alimentos leves e frescos. São comuns, nos primeiros dias, distúrbios do sono e do apetite, bem como alterações leves no batimento cardíaco, dores de cabeça e tontura. Sinais mais graves, como alteração do ritmo cardíaco podem inspirar cuidados médicos.

Contatos importantes

Clínicas e hospitais na Cidade do México

Ligação telefônica realizada a partir de qualquer parte do Brasil para os números abaixo deve ser precedida dos números (00xx52), seguida do número do hospital. Em caso de chamada local, favor discar o 55 antes do número desejado.


  • Hospital ABC
  • Sur 136 N° 116 esq. Observatório Col. Las Américas, Del. Álvaro Obregón | C.P. 01120 México D.F.
  • Telefone: 5230-8000



  • Hospital Español
  • Ejército Nacional N° 613 C.P. 11560 México D.F.
  • Telefone: 5255-9600



  • Medica Sur
  • Puente de Piedra 150, Toriello Guerra, Tlalpan, Ciudad de México, Distrito Federal
  • Telefone: 5424-7200

Clínicas e hospitais em Cancún

Ligação telefônica realizada a partir de qualquer parte do Brasil para os números abaixo deve ser precedida dos números (00xx52), seguida do número do hospital.

  • Hospital General (Público)
  • Andador 5 Supermanzana 65 - Colonia Puerto Juarez
  • Telefone: 998-884-3722 & 998-887-9127

  • Amerimed Hospital
  • Avenida Bonampak y Nichupte S/N - Junto a Plaza de las Americas
  • Telefone: 998-881-3400

  • Clinica Quirurgica del Sur
  • Avenida Lopez Portillo Manzana 37, Lotes 2 y 3 Supermanzana 59 Unidad Morelos
  • Telefone: 998-886-7636 & 998-843-5454

  • Clinica Sobrino
  • Manzana Q, Lote 13, Supermanzana 63
  • Telefone: 998-884-2516

  • Hospital Presbiteriano
  • Region 76 Manzana 46 Lote 1 - Colonia Francisco Villa
  • Telefone: 998-880-2082 & 998-880-4006

  • Hospital Galenia
  • Av. Tulum con Av. Nizuc, Lote 1 Manzana 1 Supermanzana 12
  • Telefone: 998-891-5200 & 998-881-5201

  • Hospiten Hospital
  • Av. Bonambak, Lote 7, Manzana 2, Supermanzana 10
  • Telefone: 998-881-3700

site úteis

Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

Organização Mundial da Saúde: www.who.int/ith/en

Portal da ANVISA http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem

receba uma pré-análise

Preencha o formulário abaixo indicando o país para onde deseja viajar e recebe dicas e orientações para deixar sua viagem ainda mais incrível