O que é vacina

É a principal forma de prevenção de inúmeras doenças. São substâncias constituídas por agentes patogênicos (vírus ou bactérias), vivos ou mortos, ou seus derivados que estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que atuam na defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções.

Como funciona?

Normalmente, quando um indivíduo entra em contato pela primeira vez com um antígeno (substância estranha), o organismo inicia a produção de anticorpos para combatê-lo, no entanto, esse processo é demorado e o indivíduo acaba por desenvolver a doença causada por aquele antígeno.

As vacinas atuam por meio do desenvolvimento da chamada “memória imunológica”. A introdução do agente patogênico (morto ou enfraquecido) ou seus derivados no organismo estimula o sistema imune a produzir anticorpos. Isso significa que, se futuramente a pessoa for exposta ao agente patogénico perigoso, o seu organismo produzirá uma resposta imunológica imediatamente, de forma mais rápida para destruí-lo e protegendo contra a doença.